sexta-feira, 16 de março de 2018

Pensamentos: Leandro Karnal 1

'Freud escreveu mais de uma vez que nós debatemos sexo, falamos de sexo, analisamos sexo, porque não o temos. Quanto mais eu debater sexualidade, maior sinal de que ela me escapa, de que ela vai longe de mim.'

Leandro Karnal

Facebook: Gabriel Déniken
Instagram: gabrieldeniken
YouTube: gabrieldeniken

quinta-feira, 1 de março de 2018

PANTERA NEGRA por João Paulo Silva (25/02/2018)


LEIAM !!!

MEU DESABAFO SOBRE RACISMO  !

Pra muita gente é difícil entender o racismo, principalmente sendo branco, nunca tendo sentido na pele.

Não estou dizendo que todo branco é racista, eu seria racista se afirmasse isso, mais não é possível  compreender e sentir totalmente algo pelo qual você nunca passou, é assim com tudo na vida.

Hoje eu assisti a esse novo filme da Marvel (Pantera Negra), e fiquei sem palavras e depois de refletir muito pensei em um palavra que o resume pra mim: FELICIDADE.

Esse filme tem o poder de mudar o mundo, a sociedade, nosso futuro!!!

Vou explicar o que quero dizer com tudo isso.

Quando eu era criança  eu não gostava de ser Negro, não queria ser daquela cor. Por que eu tinha que ter nascido daquela cor? Não podia ser branco? Ter o cabelo liso? Ah, eu seria tão mais bonito assim, isso se manteve por toda a infância e adolescência. Nunca contei isso para absolutamente ninguém, até hoje.

Lembro uma vez na escola, acho que estava no terceiro ano do fundamental, ouvi dizer que o Michael  Jackson tinha sido negro um dia e que devido a uma doença tinha ficado branco, nesse mesmo dia lembro de estar voltando pra casa sozinho e desejar muito pegar essa mesma doença um dia pra poder ficar branco também, se funcionou com ele, também poderia funcionar comigo.

A gente cresce vendo desenhos, filmes, novelas onde todos os galãs e mocinhas são brancos, aprende que o branco é tão bonito, que a mocinha que precisa ser salva tem olhos claros e cabelos loiros, daí a gente se pergunta: "porque eu tinha quer ser diferente poxa?"

Quantas vezes escutei  alguém dizer a uma menina negra que ela não podia ser a Branca de Neve porque ela era negra. Até hoje escuto alguém dizer isso.

Até hoje sofri de racismo, explicitamente, apenas umas vez no último trabalho, claro que a gente sempre escuta uma piada aqui ou uma "brincadeira" ali durante a vida toda, mas sempre levei na esportiva e nunca me deixei abater, exceto essa única vez. Mas isso é passado e já perdoei a pessoa logo em seguida, mas a marca ficou e vai ficar pra sempre.

Voltando ao filme, praticamente  todo o elenco é negro, o vilão, a mocinha e acredite ou não até o herói é negro, é isso mesmo, não tô mentindo não. É impressionante a mensagem que o filme passa, o empoderamento do homem e da mulher negra.

Me peguei pensando como seria bom se eu tivesse visto esse filme quando criança, um filme que te diz: SER NEGRO É SER LINDO, SER NEGRO É SER FORTE, SER NEGRO É SER CORAJOSO, INTELIGENTE, VOCÊ  PODE SER UM REI MESMO SENDO NEGRO, ou seja: você é negro e isso não é ruim, isso é bom, isso não é ser menor ou pior. Você deve ter orgulho da sua cor! E tudo isso sem diminuir ninguém.

Fica aqui o meu apelo, levem seus filhos para ver esse filme, PRINCIPALMENTE se ele for Negro, ele vai passar a sentir orgulho da própria  cor, vai se aceitar como ele é, se ele já sente orgulho dele mesmo parabéns, você está fazendo um ótimo  trabalho!!!

Sei que existem muitos filmes sobre racismo que podem parecer  muito  mais complexos ou melhores que esse, mas exatamente aí que está o problema, uma criança  não irá vê-lo, compreendê-lo, ou até mesmo se inspirar na história, já em Pantera Negra fica tudo subentendido de forma simples, além de ser um filme "popular" de ampla divulgação.

Por isso resumo o filme com a palavra  FELICIDADE! Felicidade pelo orgulho que sinto agora por ser negro, Felicidade por todas as vidas que ele pode transformar, Felicidade por me fazer acreditar num futuro de igualdade.

Wakanda Forever !

(João Paulo Silva)
Facebook: @jony.silva.7777